Data : 02/10/2015 Categoria : Mídias, Publicidade e Propaganda
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Na era do avanço tecnológico, as profissões que compõem o circuito digital e de comunicação são atingidas de maneira direta e, consequentemente, o perfil dos atuantes na área também está mudando.

Os comunicadores precisam ser multifacetados e até mesmo expandir suas habilidades em direção a caminhos inexplorados, para que, dessa forma, não fiquem para trás – o que não é difícil hoje em dia.
Além disso, no mercado de trabalho atual, a comunicação não é mais vista de maneira segmentada. Na prática, trabalhar de maneira integrada é uma nova exigência das empresas.

 

Um exemplo desse novo profissional é Flávia Cardoso [MB1], que se formou em Relações Públicas, se especializou em Marketing Digital e, em seus dez anos de atuação no mercado, teve a oportunidade de transitar nas áreas de comunicação interna, mercadológica e institucional.

Para ela, esse mix de experiências, áreas e formações a ajudou a ter uma visão mais ampla da comunicação em diferentes cenários – econômico, político, social, tecnológico, científico – e, principalmente, a entender a importância da Comunicação Integrada.

“O mercado de Comunicação está cada vez mais exigente – e convergente -, e um plano de comunicação só é realmente eficaz se houver uma equipe multidisciplinar trabalhando em sinergia: marketing, assessoria de imprensa, agência de publicidade, produtoras, veículos de comunicação e todos os demais atores envolvidos nessa dinâmica interdisciplinar. ”

 

Nesse sentido, possuir colaboradores polivalentes contribui para o funcionamento da empresa, e esse alinhamento pode ser bom econômica e estrategicamente. Flávia Cardoso dá exemplos:

Para ser um bom publicitário:
É preciso, no mínimo, ler e acompanhar as notícias de economia. Afinal, você precisa entender o comportamento do consumidor.

Para ser um bom jornalista ou assessor de imprensa:
É importante conhecer e dominar as novas tecnologias.

Para ser um bom profissional de Rádio e TV:
É fundamental ter noções de Marketing para captar as necessidades do mercado e dos clientes.

 

Por fim, Flávia exemplifica na prática a importância de as empresas pensarem em comunicação de maneira abrangente:

“Do que adianta lançar um comercial lindo na televisão, mas não conversar com seus consumidores nas redes sociais? Definir um posicionamento estratégico no plano de marketing, mas não ter um site bem atualizado e com conteúdo relevante para o público-alvo? Ou ter uma excelente assessoria de imprensa, mas não ter presença digital? Os clientes e consumidores não são mais passivos e não engolem mais qualquer tipo de ação ou conteúdo.”

Como as transformações são constantes, ser multifacetado, ou seja, não se prender a uma única função, entender o processo e estar atento ao que acontece com as ramificações da sua área podem destacá-lo como um profissional modelo para as empresas, que buscam diferenciação.

 

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