Data : 22/02/2016 Categoria : Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária
frase_blog_redator_publicitário_freela

Lugar de redator não é só dentro de agências. O mercado de redação publicitária cresceu consideravelmente nos últimos anos, mas de um modo um pouco diferente do que se via há alguns anos.

É na mudança que muitos emperram e acabam na mesma onda de pessimismo que assombra os profissionais da área, trazendo aquele velho pensamento de que “redator publicitário não tem vez”. Mas, ei, espera aí: como assim redator não tem vez se para tudo que envolve comunicação precisa-se, antes de tudo, de bons textos? Bons textos só não, mas de textos inspiradores, motivadores, persuasivos e orientados para resultados.

Acontece que o redator acaba desvalorizado, pois sempre aparece alguém que “sabe escrever mais ou menos” ou “escreve até que bem”. Ou seja, é uma profissão que, assim como muitas outras, precisa lidar com os “quebra-galhos” espalhados por aí.

Lidar com isso não é uma tarefa fácil. Mas, mesmo fora das agências, é possível ver que o mercado de redação publicitária vem crescendo bastante, principalmente por causa da tecnologia. Afinal, nem só de campanhas e peças institucionais se faz um redator. Hoje, dentro e fora das agências, o redator publicitário é o profissional mais indicado para escrever conteúdos relevantes para sites, blogs, e-mails, portais corporativos, intranets e redes sociais. Afinal, um redator publicitário tem o conhecimento do mercado, do público-alvo e de muitas outras questões que envolvem mais o mercado publicitário do que um profissional de jornalismo ou relações públicas, por exemplo.

Não basta uma campanha a cada dois meses. É um trabalho diário, tanto para produzir e divulgar conteúdo novo como para interagir com o público. A interação tem que ser constante e sempre que determinada marca ou pessoa for acionada.
Além disso, essa possibilidade de trabalho dentro do mercado de redação publicitária voltada para sites, blogs, e-mails, portais corporativos, intranets e redes sociais é uma ótima opção para quem deseja trabalhar por conta, como freelancer.

O redator que opta por ser freela tem as vantagens de escrever tanto direto para o cliente final como para agências, cobrando por jobs que envolvem trabalhos online, off-line, roteiros, campanhas etc.

Já que falamos em dinheiro, se você está começando a carreira como redator e não sabe o quanto cobrar pelo seu trabalho, indicamos a leitura deste outro post que, com certeza, o ajudará a definir como e quanto cobrar.
E a melhor forma para conseguir valorizar ainda mais o seu trabalho é buscar diferentes qualificações, referências e experiências diversas. A bagagem cultural conta muito para aumentar o seu leque de possibilidades e, consequentemente, valorizar o seu trabalho.

E você, como vê o mercado de redação publicitária fora das agências?

Opine, questione e dê dicas para outros profissionais aqui nos comentários. Vamos adorar!

 

Até o próximo post!

Frase Conteúdo Estratégico

 

banners_blog_frase_intensivo


  • Lylian Concellos Responder
    fev 22, 2016 - 10:56 amOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Adorei o post, me ajudou bastante, ainda mais com a dica do post sobre precificar jobs. Eu já trabalho com produção de conteúdo, revisão, etc, para uma agência. Sou home office e, às vezes, dá tempo de freelas, mas nunca sei onde buscar. Valeu pelo e-mail MKT!

  • Fábio Henrique Viveiros Responder
    fev 22, 2016 - 1:50 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Sou Publicitário de formação e radialista, tive uma pequena experiência como redator publicitário numa agência do interior da Bahia. Conseguir a vaga depois de muita persistência, fiquei 4 meses na agência, apesar de alguns publicitários usar da mentira para entrar no mercado, usei de toda sinceridade para com os sócios da agência, fiz um teste e provei que tinha capacidade. Tive que criar uma campanha para vender um produto fictício que era um lançamento de uma grande rede de Fast Food conhecida mundialmente. No briefing: VT, SPOT, Título para panfleto e bloco de texto. Passei no teste, Infelizmente, o fluxo de trabalho caiu e tive que ser desligado. Minha conclusão sobre esta curta experiência? O mercado publicitário é impaciente! Provar a sua capacidade criativa não vale de nada se você não teve se quer uma experiência profissional na área. Fora que existe no mercado redatores com outra formação profissional em letras, artes… Não precisa ter uma formação em Publicidade e Propaganda, basta escrever bem, ser criativo e acima de tudo ter experiência, sem isso não vai conseguir nunca trabalhar num agência, por mais que tenha talento. O profissional do mercado publicitário que teve oportunidade e foi formado numa agência, não quer, e não tem paciência para ensinar o que aprendeu, por mais que tenha uma capacidade criativa acima da média. Definitivamente, você nunca vai ser visto pelos colegas de profissão como um profissional formado. Então, só resta buscar alternativas e colocar em prática sua criatividade.

    • Frase Conteúdo Responder
      fev 22, 2016 - 2:29 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

      Oi, Fábio! Muito interessante a questão que você levantou. Fica claro que o mercado está em constante mudança e a solução é se adequar a esse mercado, buscar alternativas, conhecimento e colocar a criatividade em prática. Sempre! Um abraço!

  • marly rodrigues Responder
    fev 24, 2016 - 12:31 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Olá! tenho bastante experiência em redação publicitária e gostaria de saber como posso fazer esse tipo de free pela internet direto das agências, ou seja, quem devo procurar para trabalhar como redator publicitário…. obrigada!

    • Frase Conteúdo Responder
      fev 26, 2016 - 3:20 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

      Oi, Marly! Isso depende muito de agência para agência. Algumas têm uma abertura maior (e bastante demanda também) para contratar redatores freela. Outras não abrem mão de ter o redator sempre na agência. A dica é você pesquisar sobre as agências que gostaria de trabalhar como freela e procurar pelo Diretor de Criação ou Gestor de Mídias Digitais para apresentar o seu trabalho.
      Há também algumas agências digitais que recrutam redatores web para trabalhar remotamente. Ai o negócio é caprichar no portfólio e enviar o seu trabalho para essas agências. Espero ter ajudado! 😀
      Um abraço!

  • Jessica Responder
    fev 26, 2016 - 1:37 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Muito bom este post! Ainda sou estudante mas, já percebi que o mercado publicitário é muito complicado.

    • Frase Conteúdo Responder
      fev 26, 2016 - 3:12 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

      Oi, Jéssica! É um mercado concorrido, mas há muitas chances de se destacar. :)

DEIXE SEU COMENTÁRIO


Receba nossos posts

box-site

frase_maratona_sp_imagem_site

bannersite_frase_socialbase

bannersite_frase__desbloqueio

banner_Ebook_Frase_TI_home3

Copyright © 2015 Frase Conteúdo Estratégico - Todos os direitos reservados.