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É fato que cada vez mais a redação publicitária faz parte do dia a dia de quem escreve para redes sociais. Mesmo que você não seja um redator publicitário, se vai escrever para marcas em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Snapchat e outras, é importante levar em consideração algumas técnicas e informações sobre a redação publicitária aplicada às mídias sociais.
Por isso, hoje revelamos aqui 5 verdades que você precisa saber antes de sair escrevendo. Confira!

1. A rede social adequada para cada cliente e tipo de negócio
Não adianta se iludir (e iludir o cliente) acreditando que toda e qualquer rede social serve para todos os tipos de negócios. O Snapchat, por exemplo, pode ser muito legal, mas não para uma empresa de arquitetura ou construção civil.

2. Pense nos assuntos
É um verdadeiro tiro no pé escrever sem um planejamento dos assuntos que serão abordados em cada rede social. Para elaborar uma pauta bem direcionada é preciso pensar no público-alvo e ter a noção de que as pessoas são o centro, nos assuntos relevantes e que estejam interligados com o tipo de negócio do cliente. Pensar no conteúdo de forma que ele seja atraente, desperte a curiosidade e seja importante para quem lê, levando sempre em consideração que rede social é lugar de informação fluente e não estruturada.

3. Respeite a linguagem e o estilo de cada rede social
Algumas redes sociais têm limitações de caracteres, mais restritas que outras e cada uma segue um estilo diferente de posts, de interação e de visualização. Informe-se e procure seguir o padrão de cada uma delas.

4. Escreva sem complicações
Descomplique e escreva de uma forma que todas as pessoas consigam entender com facilidade. Explore as gírias e expressões comuns do vocabulário do público-alvo, use o bom humor nas mensagens e favoreça a interação. Quando o assunto permitir, aproveite as hashtags mais relevantes e inclua-as no seu texto (mas cuidado: não precisa usar 10 hashtags em um único post, use com moderação pra não deixar o seu post chato).
Lembre-se também que na maioria das redes sociais você pode fazer um texto para a imagem (como se fosse o título) e texto complementar do post. Leve em consideração a porcentagem indicada para os textos nas imagens e procure deixar o complementar entre 300 e 400 caracteres, no máximo. Se precisar escrever mais, tudo bem, só tente deixar o conteúdo mais fluído, neste caso.
Vale usar os emoticons também para transmitir mensagens, completar um pensamento ou expressar sentimentos. Além de darem um charme a mais para o post, já caiu no gosto da galera, todo mundo usa e gosta. E mais, há indícios de que usar emoticons deixa os leitores mais felizes.

5. Relacionamento leva à informação. Informação leva ao relacionamento
Plante a sementinha da informação e espere até ver os resultados e a interação com o público. Isso não acontece de um dia para o outro e muito menos em pouco tempo. O resultado do trabalho com conteúdo nas redes sociais é algo que vem aos poucos, com o tempo e trabalho contínuo.

Tem alguma dúvida? Envie pra gente!

Até o próximo post!

Frase Conteúdo Estratégico

 

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  • Alex Coslop Responder
    abr 20, 2016 - 6:21 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Obrigado pelas dicas Rodolfo.

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