Data : 13/05/2016 Categoria : Dicas, Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária
frase_blog_010_profissionais

Escolher uma profissão e ingressar no universo dela exige mais do que conhecimento acadêmico. E para quem escolhe as profissões da área de Comunicação Social (publicidade e propaganda, marketing, jornalismo, rádio e tv, moda, relações públicas) é essencial ir além da faculdade.

Aí você pergunta: mas o primordial não é a formação acadêmica?

Sim. A sua formação será a base de tudo, mas é preciso ir além: fazer cursos, workshops de atualização, palestras. Isso vai lapidar toda a sua base de conhecimento técnico. Mas no fundo, você sabe que precisa de mais para a prática.

Em especial no caso da galera que resolve se aventurar no mundo da Comunicação Social, área que é tão ligada ao comportamento humano, precisa compreender o meio em que vivem e principalmente as pessoas, suas dores e paixões.

E como conseguir isso? Acredite, é mais fácil do que se formar na faculdade! Basta viver. Viver de forma intensa, observadora e participativa. Ora você terá que ter paciência e apenas observar e refletir, em outros momentos você terá que ser ativo, participar, experimentar e vivenciar as mais variadas situações.

Portanto, se você quer ser publicitário, redator, jornalista, radialista, estilista, relações públicas, mas não vive e não fica de olho no que acontece à sua volta, é hora de rever seus conceitos, parça! Quem sabe até rever se essa é mesmo a profissão que você deseja.

Essas profissões por conta própria exigem que você entenda pelo menos um pouco sobre as pessoas, seus comportamentos, gostos, afinidades, aflições, medos, etc. E qual a melhor maneira de adquirir esse conhecimento?

Oras, vivendo! Se jogando na vida, escutando e conversando com as pessoas, observando como se comportam em determinadas situações, colocando-se no lugar delas.

Circule de ônibus e escute as conversas, veja como são as pessoas que estão ali. Vá a hospitais públicos e particulares e reflita sobre as necessidades da sociedade. Vá a shows, desde os mais simples e gratuitos dentro da sua cidade até os shows internacionais com superproduções e curta muito, observe tudo, desde a produção do show, o seu ídolo, a música e as pessoas que estiverem ali. Se puder, vá ver shows de outros estilos musicais (mesmo que não faça o seu tipo). Tem hora que é preciso deixar o orgulho de lado e ser mais eclético. Talvez até um baile funk caia bem… vai que você precisa trabalhar para uma marca que tem essa galera como público-alvo?!

Participe e observe como é a vida no trânsito, no metrô, no avião. Por falar em avião, que tal viajar e aproveitar experiências e culturas diferentes da sua? Sair um pouco do casulo, do seu mundinho perfeito em que as coisas são iguais todos os dias?

Um boteco em dia de jogo? Pode ser uma ótima ideia… mate dois coelhos numa cajadada só, divirta-se e vivencie “na real” como o público-alvo se relaciona com a cerveja da marca xpto. Ainda sobre jogo, que tal ir a um jogo de futebol, de vôlei, basquete ou qualquer outra competição? Ali tem de tudo e todo tipo de gente. Vai observar como é a relação das pessoas com o jogo em si, com os times, com as marcas patrocinadoras, verá de perto todo o “esquema” jornalístico montado para a cobertura desses eventos.

Ou seja, viva! Aproveite as situações inusitadas e os mais diversos tipos de companhia. Converse com pessoas de diferentes profissões, com pessoas de outras cidades e estados. Isso é muito importante aqui no Brasil. Um país tão grande, com uma cultura tão diversificada de região para região, mas ainda pouco valorizada por nós mesmos.

E no final das contas você verá que valeu a pena cada experiência. Vai abrir a sua mente, terá a chance de rever velhos conceitos e aumentar a cada dia o seu crescimento profissional e pessoal.

Portanto, se joga no mundo! 😉

Boas experiências e até o próximo post!

Frase Conteúdo Estratégico


  • Angelo Filho Responder
    maio 14, 2016 - 11:51 amOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Gostei muito ! Acredito que a melhor forma de pesquisa é a vivência.

    • Frase Conteúdo Responder
      jun 08, 2016 - 11:00 amOct 14, 2014 - 08:07 pm

      Oi, Angelo! Exatamente. Nada se compara a vivência!

  • Adriana Dantas Responder
    maio 15, 2016 - 4:30 pmOct 14, 2014 - 08:07 pm

    Muito bom! Gostei da forma profissional e descontraída que foi escrito!

    • Frase Conteúdo Responder
      jun 08, 2016 - 10:59 amOct 14, 2014 - 08:07 pm

      Oi, Adriana! Que bom que gostou! Obrigada pelos elogios!

DEIXE SEU COMENTÁRIO


Receba nossos posts

box-site

frase_maratona_sp_imagem_site

bannersite_frase_socialbase

bannersite_frase__desbloqueio

banner_Ebook_Frase_TI_home3

Copyright © 2015 Frase Conteúdo Estratégico - Todos os direitos reservados.