Data : 05/07/2017 Categoria : Digital, Mídias
influenciadores

Há anos atrás, as pessoas inspiravam em artistas do cinema e da música. E esse seleto grupo, que era escolhido por grandes veículos e marcas, ditavam a moda e o mercado de consumo.

Mas a chegada da Internet transformou a influência que essas “estrelas” possuíam sobre o público. As redes sociais deram voz para indivíduos comuns, que se transformaram em influenciadores digitais.

Esse fenômeno acontece pois o público já não acredita mais nas propagandas convencionais, as pessoas querem conhecer os produtos por meio de outras pessoas, por opiniões que consideram reais. Mas como usar esses influenciadores para se relacionar com o público alvo? O primeiro passo é conhecer quem são eles. Vamos começar?

Broadcasters

Esse tipo de influenciador é aquele que possui muitos seguidores, de diferentes idades, classes e sexo. O broadcaster pode atingir muita gente de uma só vez e a vantagem de usá-lo em uma campanha é que o material pode ser expandido para diferentes redes sociais.

Identificar esse tipo de influenciador é fácil: além do número de seguidores, a interação nas postagens é muito alta. O público comenta suas publicações, compartilha e quer ser notado de alguma maneira por essa pessoa. Um exemplo é o aclamado Evaristo Costa.

Legitimadores

Os legitimadores são os especialistas dentro de suas áreas, eles são os primeiros a serem lembrados ao citar a área em que estão inseridos. Eles podem ainda ser classificados em dois tipos: legitimadores low-profile ou legitimadores de tribos e culturas.

Os low-profile geralmente não interagem muito nas redes sociais, podem até mesmo não possuir muitos seguidores, mas são especialistas técnicos em um assunto. Um bom exemplo é doutor Drauzio Varella, um dos primeiros nomes a ser lembrado quando falamos de medicina no Brasil.

Já os legitimadores de tribos ou culturas são representantes de alguma causa ou ideologia. Eles costumam usar as redes sociais para pregar suas ideias e se comunicar com os seguidores.

Conectores

Os conectores são aqueles que possuem conexões com outros influenciadores, que costumam ser os broadcaster. O papel do conector é convencer o público a adotar um comportamento. A vantagem desse influenciador é que ele consegue ser popular e fazer a ligação entre tribos diferentes.

Geralmente os conectores possuem alto engajamento em suas publicações e são constantemente mencionados em outros perfis. Esse é o caso do blogueiro Hugo Gloss, que de maneira divertida e orgânica, se relaciona e promove outros artistas e influenciadores.

Agora que você já sabe as características dos influenciadores, fica mais fácil definir qual tipo de ação cada um deve estar inserido. Lembre-se de que eles são uma maneira humana da marca falar com o seu público, então o posicionamento do influenciador precisa ser semelhante ao da sua empresa.

 

Até a próxima!

 

 

 

 


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